“Moi, j’aime les gens pour leur fragilité et leurs défauts. Je m’entends bien avec les gens simples. On peut parler. On commence par la météo, et peu à peu, on en vient à des choses importantes. Quand je les photographie, ce n’est pas comme si, observateur froid et scientifique, je les examinais à la loupe. C’est très fraternal.” Robert Doisneau
"Eu,gosto das pessoas pela sua fragilidade e seus defeitos. Entendo-me bem com as pessoas simples. Podemos falar. Começamos pelo tempo, e pouco a pouco, surgem as coisas importantes. Quando as fotografo não é só como observador frio e científico, examino-as à lupa. É muito fraternal."Trad. J.F.
Notas biográficas retiradas da Wikipedia:
Robert Doisneau (14 de Abril de 1912 - 1 de Abril de 1994) foi um famoso fotógrafo nascido na cidade de Gentilly, Val-de-Marne, naFrança. Era um apaixonado por fotografias de rua, registrando a vida social das pessoas que viviam em Paris e em seus arredores, mas também trabalhou em fotografias para publicações em revistas, assim como a famosa fotografia "O Beijo do Hotel de Ville" (Paris,1950).
[EDITAR]CARREIRA
Doisneau foi um dos fotógrafos mais populares da França. Era conhecido por sua modéstia e imagens irônicas, misturando as classes sociais das ruas e cafés de Paris. Influenciado pela obra Atget, de Kertész e Cartier Bresson, Doisneau apresentou em mais de vinte livros uma visão encantadora da fragilidade humana e da vida como uma série de momentos calmos e incongruentes.
"As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua"
.
Sem comentários:
Enviar um comentário